domingo, agosto 06, 2006

SABIA QUE …?(*)

Sabia que Portugal possui a maior Zona Económica Exclusiva da União Europeia (28,44%)? E que a importância do mar dos Açores para a Europa, pode ser aferida pela dimensão da sua área nessa Zona Económica Exclusiva (953.633 Km2)?
Sabia que olhando à posição estratégica da Região no contexto mundial e às repercussões a nível económico, social e ambiental sobre os países comunitários vizinhos, os Açores podem revelar-se como um importante ponto de monitorização do tráfego marítimo, à semelhança, aliás, do que já acontece para o tráfego aéreo?
Sabia que ter em conta a realidade atlântica e insular implica, por ex.: a protecção ambiental; a preservação dos recursos e biodiversidade marinha; a vigilância e segurança marítimas; a prevenção de acidentes, poluição e catástrofes naturais; o controlo marítimo de fronteiras e a compatibilização com a Política Europeia de Segurança e Defesa?
Sabia que o conceito de desenvolvimento sustentável implica a concertação dos interesses de todos e que, neste âmbito, os elementos-chave podem ser: a geomorfologia, a geologia e a geotecnia, a dinâmica costeira, os recursos geológicos, os recursos hídricos, a qualidade da água, os usos do solo e a paisagem, as áreas urbanas, as zonas balneares, as obras de protecção costeira, as edificações existentes, a biodiversidade e as actividades económicas?
Sabia que se descobriu que o subsolo marinho contém novas formas de bactérias, o que quer dizer novos recursos genéticos? E que estes, incluindo novas enzimas e proteínas, têm um potencial enorme na chamada “blue biotechnology”?
Sabia que nos Açores está constituída uma plataforma de excelência na área da robótica marinha? E que a investigação na Crista Média Atlântica, em paralelo com a investigação no oceano profundo adjacente e dos grandes sistemas pelágicos, deve ser identificada como capaz de contribuir para colocar a Europa na vanguarda científica e tecnológica dos observatórios a nível mundial?
Sabia que os fenómenos vulcânicos de maior índice de explosividade constituem uma das maiores ameaças naturais à vida, estando na origem de drásticas alterações climáticas e graves problemas de saúde pública? Sabia que é por isso que devemos considerar esta área como prioritária de I&D e os Açores como um laboratório natural de excelência?
Sabia que no caso das regiões insulares, o transporte marítimo não pode ser visto como uma questão de opção em relação a outros meios de transporte? E que os Açores, rota privilegiada dos navios que cruzam o Atlântico Norte, encontrando-se sujeitos a perigos acrescidos no que se refere a poluição marinha, acidentes e tráfego de substâncias perigosas, acarretam com os riscos duma actividade que reverte em benefício de outros?
Sabia que, além disso, é essencial que todo o sistema portuário esteja coberto por políticas multidisciplinares com competências em áreas tão diversificadas como sejam a segurança portuária e dos navios, a definição de acessos e áreas restritas, a vigilância, o controlo de substâncias perigosas a bordo, o combate à imigração ilegal, à clandestinidade, à pirataria, ao terrorismo e ao tráfico de estupefacientes, ou o treino e formação de pessoal especializado?
Já sabe que o mar é uma imensa fonte de energias renováveis. Mas é do seu conhecimento que as tecnologias para o seu aproveitamento necessitam de um maior investimento, para que venham a traduzir-se em tecnologias fiáveis e economicamente viáveis, e para que tragam benefícios ambientais (evitando emissões de gases com efeito de estufa), económicos (tecnologias pioneiras susceptíveis de geração de negócios e maior competitividade), e sociais (criação de clusters industriais e de know-how, para além de mais empregos especializados)?
Está consciente da importância desta realidade nas regiões insulares e ultraperiféricas e da sua potencialidade estratégica para as mesmas, e para a União, se integradas em plataformas inter-modais (mar, ar)?
Sabe que o nosso mar é um produto turístico de excelência que proporciona actividades cujo potencial ainda não está esgotado (a observação de cetáceos, big game fishing, pesca recreativa, fotografia subaquática, mergulho, náutica de recreio/vela). Mas, sabia que é fundamental que as actividades de outros sectores (transporte marítimo, pescas, etc.) não ameacem os recursos naturais marítimos e que se estabeleçam medidas de fomento às boas práticas dos operadores marítimo-turísticos e seus clientes, no sentido de assegurar a sustentabilidade dessa actividade e, em última instância, do meio onde se desenvolvem?
Saiba isto e muito mais…e vá para férias descansado!
(*) In, Um Contributo Açoriano Para a Futura Política Marítima Europeia (http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/srp/textoImagem/Livro+Verde+da+Política+Marítima+Europeia.htm)
Ponta Delgada, 31 de Julho de 2006