NÓS CONSEGUIMOS!
Changing Place, Changing Time, Changing Thoughts, Changing Future
Maurizio Nannucci, no The Peggy Guggenheim Collection, em Veneza
Maurizio Nannucci, no The Peggy Guggenheim Collection, em Veneza
Yes We Can! (1) (Nós Conseguimos), este vídeo, visto por milhões e milhões de pessoas por todo o mundo, tornou-se um cântico de esperança. Chamem-lhe o que quiserem mas é um afro-americano de apelido Hussein que está a estilhaçar todo o universo conceptual político contemporâneo. Barack Obama (2), desde a Super Terça-Feira, 5 de Fevereiro, vai na décima vitória consecutiva nas primárias estaduais dos democratas americanos, deixando Hillary Clinton e o status quo americano em estado de choque. Stand For a Change! (Defende a mudança!), as palavras que sustentam o projecto de mudança invadem os corações cansados dos americanos e fascinam todo o mundo, tornando, de novo, as eleições americanas como uma causa nossa. O candidato à nomeação democrata para a eleição à presidência dos Estados Unidos da América, consegue o que há muito não se via. Uma mobilização extraordinária para além dos tradicionais eleitores. Obama colhe onde o deserto se instalara. Jovens, independentes e primeiros votantes, além da classe média-alta com habilitações superiores, são os seus principais aliados numa América em catarse, política, económica e socialmente, após os dois mandatos de Bush. Neste momento, já consegue a maioria dos votos das mulheres e da classe média-baixa, invertendo a tendência favorável a Clinton de há, apenas, um mês atrás. O lastro intelectual do candidato dá-lhe muito mais do que simples retórica populista. The fierce urgency of now! (A urgência do momento), palavras de Martin Luther King, que gosta de lembrar, impõem uma acção, uma atitude, perante uma conjuntura de dificuldade. O novo sonho americano para o século XXI, projectado nesta corrida, começou em 2004 quando um jovem afro-americano se dirige a milhares de congressistas democratas na eleição de John Kerry para a corrida à Casa Branca (3). A importância de mostrar que é o indivíduo quem tem a última palavra para a mudança, desde que acredite em si, a defesa intransigente da liberdade individual para procurar a sua felicidade, encaixa na perfeição no quadro valorativo dos Estados Unidos. O americano comum não espera que seja o Governo a resolver a sua vida. É esta a verdadeira tradição americana. Obama, e a sua equipa, souberam ir às fundações da sociedade para encontrar a corrente que faz passar uma mensagem que faz esquecer a ortodoxia da experiência.
Não sou “Obamaníaco”, (esta será uma eleição ganha/ganha para o lado democrata pois Hillary Clinton, também como mulher, é portadora de mudança) mas acredito em muito do que o Senador do Illinois está a dizer à América e ao mundo: que é a ousadia da esperança, (“The audacy of Hope - Thoughts on Reclaiming the American Dream”, é o best-seller da sua autoria) (4) que continua a mover as entranhas da Humanidade. Yes We Can Change! Sim, cada um de nós, pode mudar os Açores, mas tem de ousar e acreditar nessa mudança.
(1) http://www.youtube.com/watch?v=jjXyqcx-mYY
(2) http://www.barackobama.com/
(3)http://www.americanrhetoric.com/speeches/convention2004/barackobama2004dnc.htm
(4)http://www.amazon.com/Audacity-Hope-Thoughts-Reclaiming-American/dp/0307237699
Sé, 20 de Fevereiro de 2008
Não sou “Obamaníaco”, (esta será uma eleição ganha/ganha para o lado democrata pois Hillary Clinton, também como mulher, é portadora de mudança) mas acredito em muito do que o Senador do Illinois está a dizer à América e ao mundo: que é a ousadia da esperança, (“The audacy of Hope - Thoughts on Reclaiming the American Dream”, é o best-seller da sua autoria) (4) que continua a mover as entranhas da Humanidade. Yes We Can Change! Sim, cada um de nós, pode mudar os Açores, mas tem de ousar e acreditar nessa mudança.
(1) http://www.youtube.com/watch?v=jjXyqcx-mYY
(2) http://www.barackobama.com/
(3)http://www.americanrhetoric.com/speeches/convention2004/barackobama2004dnc.htm
(4)http://www.amazon.com/Audacity-Hope-Thoughts-Reclaiming-American/dp/0307237699
Sé, 20 de Fevereiro de 2008
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