domingo, janeiro 07, 2007

ABECEDÁRIO PARA 2007

AMBIENTE – 2006 findou com um conjunto de certezas e diagnósticos. O futuro ambiental do planeta apresenta-se demasiado negro. Para causas prioritárias, medidas e políticas prioritárias. Alterem-se comportamentos. Também por cá!
BERTA CABRAL – Negará três vezes como São Pedro? Entre a pressão para avançar no partido e a de ter de apresentar, em Ponta Delgada, as obras de monta que tardam, juntam-se as críticas à liderança da AMRAA.
CDS/PP – AÇORES – Cada vez mais o CDS da Terceira precisa do PP de São Miguel. Quem estará disponível, em Março, para fechar o mausoléu?
DOURADO – O apito que credibilizará a Justiça portuguesa, ou não.
ELISEU - A luta nas presidenciais francesas faz questionar os ideais de direita e de esquerda na actualidade. A aprender!
FUSÃO RDP/RTP-Açores – O maior desafio, após trinta anos, no serviço público regional de rádio e televisão.
GOVERNO REGIONAL – A meio do mandato 54,2% de nota positiva. E com as anunciadas novas políticas?
HÁ CRIANÇAS A MORRER DE FOME, SEDE, MALÁRIA, SIDA, MAUS TRATOS …
IRÃO, IRAQUE, ISRAEL, LIBANO, PALESTINA, SÍRIA, AFEGANISTÃO, PAQUISTÃO, SOMÁLIA, SUDÃO E COREIA DO NORTE – Novas primeiras páginas, novos eixos do mal? Conjuntamente: a crise energética, da água e dos géneros alimentícios. O mundo não está mais seguro, nem mais igual, e o morticínio iraquiano continua…
JAZZ – No início e no fim de Outubro, em Angra e Ponta Delgada.
LIVROS E INTERNET – O mais possível!
MUNICÍPIOS – Repensar o seu papel na Região. Adivinham-se crises na respectiva associação: pelos recursos financeiros disponíveis, pelas contraditórias políticas de desenvolvimento que os edis teimam em apresentar.
NAÇÕES UNIDAS - Que solução para os conflitos regionais que proliferam e para uma mudança nas causas ambientais? Que reformas no Conselho de Segurança? Índia, Nigéria, África do Sul e Alemanha batem à porta.
OPOSIÇÃO – Onde?
PSD/AÇORES – As directas aproximam-se. Costa Neves vive entre o desespero de querer ser alternativa e o medo de lhe tirarem o tapete. O partido mingua, as sombras agigantam-se. O fim do ano pode trazer o início do fim.
QUADRO DE REFERÊNCIA ESTRATÉGICO REGIONAL – A última fornada de fundos. Pelo menos nestes montantes. A importância das prioridades já definidas. Qualificação, Qualidade, Inovação, Ambiente. O Mar, no princípio e no fim. A importância do seu escrupuloso cumprimento. A Região pode ser o bom aluno que o país não tem sido.
REFORMA ESTATUTÁRIA – O grande desafio político do ano. Depois de 1976, a grande reforma. Terão os nossos Deputados coragem para ir mais além do que alguma vez foram? Prevêem-se lutas em Lisboa. A influência política dos partidos açorianos junto das direcções nacionais fará a diferença. Sugerem-se acções de esclarecimento em São Bento e em Belém.
SOCIALISTAS - Às certezas dos socialistas açorianos responde o silêncio de um homem. Carlos César não dirá o que quer que seja ao partido antes de Janeiro de 2008.
TONY BLAIR – Adeus da Terceira Via em Inglaterra e reforço da sua influência global.
UNIÃO EUROPEIA – Bem-vindos Bulgária e Roménia. Reformar o Tratado Constitucional. Não excluir a Turquia. A presidência portuguesa no segundo semestre é uma grande oportunidade e responsabilidade. O país como actor global nas cimeiras com África, Rússia, Ucrânia, China e Índia. Aos Açores devem aproveitar os canais e as estratégias que se estabelecerão, nomeadamente, quanto às questões políticas regionais, novas tecnologias e novos mercados.
VLADIMIR PUTIN – A Rússia no panorama mundial pelas piores razões. Do controlo económico da Europa através do gaz natural às nebulosas estratégias políticas para condicionar os países vizinhos ou a oposição interna.
XAROPADAS – Regionais, nacionais e globais, a cargo, respectivamente, de: Tia Maria do Nordeste, SIC, TVI e George W. Bush!
ZURAIDA SOARES E ANÍBAL PIRES – Quem?

Sé, 1 de Janeiro de 2007